Blog Solução

5 DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA SUA EMPRESA

5 DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA SUA EMPRESA

#1 Estabeleça metas de produtividade

Um dos pontos mais importantes para que a sua empresa produza mais é estabelecer metas de produtividade e se basear em números.

A partir de uma visão clara e objetiva do que é preciso produzir, seja a curto ou a longo prazo, é possível estabelecer metas de produtividade por departamento ou função, identificando também o que precisa ser melhorado.

Primeiro, calcule a quantidade de horas que uma tarefa leva para ser executada e identifique etapas desnecessárias que estejam atrasando o andamento das atividades.

Em seguida, defina metas individuais, concentrando sua equipe em diferentes objetivos, mas que cada atividade seja complementar para alcançar a meta principal.

Além disso, prestar atenção às ausências, reclamações, aparência do ambiente de trabalho e falta de comunicação interna, pode ajudar a identificar problemas de produtividade.

#2 Faça a revisão de processos

Se a sua empresa tem uma estrutura desorganizada e ineficiente, isso não só influenciará no desempenho e no funcionamento do seu negócio, como também desmotivará seus funcionários.

Por isso, realize sempre uma revisão dos processos ajudando a identificar possíveis falhas de planejamento, retrabalhos e excesso ou falta de burocracia.

Toda empresa precisa organizar suas etapas de produção e execução. Somente quando são estabelecidos padrões que possam ser facilmente replicados é possível entregar ao mercado uma solução viável e de excelência.

Dessa forma, o gerenciamento de processos consiste essencialmente na definição e padronização de um conjunto de atividades que, quando bem executadas, levam ao crescimento da empresa e contribuem para o atingimento das metas.

Inclua a revisão de processos em suas rotinas e na rotina de suas equipes, além de buscar constantemente planejar, medir e melhorar os resultados.

#3 Terceirize algumas atividades

Outro ponto importante para aumentar a produtividade da sua empresa é terceirizar algumas atividades. Além de tirar a sobrecarga de atividades da equipe, essa estratégia também pode reduzir alguns custos.

Outra vantagem desse processo é conseguir aumentar a previsibilidade de futuros gastos por meio da elaboração de contratos de longo prazo.

Contratando uma empresa competente em processos específicos, a garantia de uma organização mais focada e objetiva é muito maior. Além da redução do desperdício em materiais e produtos, e da preocupação referente aos encargos trabalhistas.

Aplicando esse modelo de forma estratégica e muito bem organizada, a sua empresa ganha em desempenho, desse modo, o foco volta-se totalmente para a atividade final do seu negócio, aumentando assim a lucratividade.

#4 Mantenha canais de comunicação internos

A comunicação é com certeza um dos pontos mais importantes dentro de uma empresa, pois se não flui de forma eficiente leva a baixos índices de produtividade.

A comunicação interna é responsável por alinhar os colaboradores, promover a integração e engajamento, e deixar a empresa transparente.

Então, crie um espaço (off ou online) onde funcionários possam trocar ideias e otimizar seu tempo, ao invés de várias reuniões, por exemplo. Torne a comunicação ainda mais assertiva a partir da documentação de tudo o que foi decidido por meio de relatórios periódicos.

Além disso, criar um hábito de organização que incentive a proatividade e a realização de atividades, melhorará sua performance e potencializará seus resultados.

#5 Motive e reconheça a sua equipe
 

Em uma pesquisa feita pela CareerBuilder, 48% da baixa produtividade está associada com a falta de comprometimento com a qualidade de trabalho e 38% com a baixa motivação dos funcionários.

Invista em formas de motivar o trabalho, por exemplo, envolvendo seus colaboradores em discussões ou reconhecendo-os pelas metas cumpridas.

Esse reconhecimento pode ser feito por meio de benefícios como bônus salariais ou um reconhecimento verbal destacando os pontos positivos do trabalho.

Além disso, invista em iniciativas que façam a sua equipe realmente se sentir parte da empresa, como a realização de treinamentos, palestras de temas da sua área de atuação e confraternizações para integrar a equipe. Tornando essa relação menos mecânica a sua equipe fica mais motivada, trabalha mais engajada e os lucros da empresa aumentam. 

Comentar: