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O que você deve saber antes de abrir ou expandir uma empresa

O que você deve saber antes de abrir ou expandir uma empresa

Se seus planos passam por abrir ou expandir um negócio próprio, uma regra é fundamental: é necessário um planejamento cuidado e muito conhecimento antes de se lançar nessa empreitada. Empresas abrem e fecham a todo o momento, então se preparar e dominar a área em que está entrando e saber seus desafios pode transformar essa jornada empreendedora.   Confira neste post algumas ideias essenciais que você precisa saber antes de abrir uma empresa e se posicionar no mercado, transformando seus objetivos em realidade!

Entenda o contexto do mercado  
Antes de entrar no planejamento do seu negócio, entenda o contexto socioeconômico onde irá entrar. É importante ter um olhar para todos os fatores que podem influenciar seu sucesso – diretos ou indiretos. Então, tenha em mente desde o comportamento do consumidor e do mercado como um todo até ao cenário econômico e suas previsões de variação.  

Domine o segmento de negócio
 
Ter um entendimento detalhado do mercado onde irá empreender pode ser determinante para o sucesso do seu novo negócio. Quais são as necessidades dos consumidores? Qual o perfil deles e qual público você quer atingir? O que tem maior demanda? Quanto as pessoas estariam dispostas a pagar pelo que irá oferecer para o mercado? Por outras palavras, tenha convicção de suas forças, oportunidades, ameaças e fraquezas para desenhar uma estratégia que de fato se diferencie no mercado.  

Elabore um plano de negócio
 
Ao se aprofundar no segmento onde irá empreender, uma multiplicidade de cenários irá se revelar nessa fase. Então, um plano de negócios é o ponto de partida para consolidar suas ideias, definir suas metas e estruturar sua estratégia tanto de atuação quanto de investimento.  

O plano de negócios deve responder perguntas essenciais como – qual produto/serviço irá oferecer para o mercado; como serão obtidos e qual será o valor deles; onde e como irá oferecê-los; quem são seus cliente e outros assuntos até mesmo estruturais de sua empresa: onde será instalada, qual o perfil da equipe, método de trabalho, entre outras. Além de tudo isso, um plano de negócios irá definir questões econômicas e financeiras do seu negócio:  
- Gastos
- Preço de venda
- Escala (ponto de equilíbrio e margem de contribuição)
 - Retorno do investimento  

Esses quatro itens terão impacto direto no volume de vendas que pretende atingir e também no volume de gastos e o preço que irá cobrar. Tudo isso, por fim, impacta diretamente na lucratividade da empresa e na rentabilidade do seu investimento.  

Tenha um plano de marketing
 
Seu produto ou serviço pode ser inovador, único e essencial para o mercado, porém, se não vender e lucrar, poderá ser considerado um fracasso. Por isso, um plano de divulgação e ações para atingir o perfil do seu cliente ideal é fundamental. Essa estratégia pode ser apoiada no que o mercado define como o mix de marketing, onde são considerados quatro “Ps” – preço, praça, produto e promoção. Então, saiba os diferenciais do seu produto ou serviço, quanto pode cobrar por ele, o que irá fazer para atrair seu público e onde ele irá consumir o que você está oferecendo.  

Seja tecnológico
 
Não deixe de lado o potencial que a tecnologia pode oferecer – tanto o mundo do marketing digital quanto os sistemas de ponta para a gestão dos negócios, desde a automação de processos à facilidade na obtenção de indicadores de desempenho das empresas.  

A tecnologia é a melhor aliada dos empreendedores. Se apoie nela para divulgar e gerenciar sua empresa, ter mais eficiência em suas operações e produtividade de seus funcionários. Um sistema de gestão pode tornar seus processos mais ágeis e lhe trazer dados e indicadores importantes sobre a saúde de sua empresa, apoiando a tomada de decisão estratégica.

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