Se seus planos passam por abrir ou expandir um negócio próprio, uma regra é fundamental: é necessário um planejamento
cuidado e muito conhecimento antes de se lançar nessa empreitada. Empresas
abrem e fecham a todo o momento, então se preparar e dominar a área em que está
entrando e saber seus desafios pode transformar essa jornada empreendedora.
Confira neste post algumas ideias essenciais
que você precisa saber antes de abrir uma empresa e se posicionar no mercado,
transformando seus objetivos em realidade!
Entenda o contexto do mercado
Antes de entrar no planejamento do seu negócio, entenda o contexto
socioeconômico onde irá entrar. É importante ter um olhar para todos os fatores
que podem influenciar seu sucesso – diretos ou indiretos. Então, tenha em mente
desde o comportamento do consumidor e do mercado como um todo até ao cenário
econômico e suas previsões de variação.
Domine o segmento de negócio
Ter um entendimento detalhado do mercado onde irá empreender pode
ser determinante para o sucesso do seu novo negócio. Quais são as necessidades
dos consumidores? Qual o perfil deles e qual público você quer atingir? O que
tem maior demanda? Quanto as pessoas estariam dispostas a pagar pelo que irá
oferecer para o mercado? Por outras palavras, tenha convicção de suas forças,
oportunidades, ameaças e fraquezas para desenhar uma estratégia que de fato se
diferencie no mercado.
Elabore um plano de negócio
Ao se aprofundar no segmento onde irá empreender, uma
multiplicidade de cenários irá se revelar nessa fase. Então, um plano de
negócios é o ponto de partida para consolidar suas ideias, definir suas metas e
estruturar sua estratégia tanto de atuação quanto de investimento.
O plano de negócios deve responder perguntas essenciais como –
qual produto/serviço irá oferecer para o mercado; como serão obtidos e qual
será o valor deles; onde e como irá oferecê-los; quem são seus cliente e outros
assuntos até mesmo estruturais de sua empresa: onde será instalada, qual o
perfil da equipe, método de trabalho, entre outras. Além de tudo isso, um plano
de negócios irá definir questões econômicas e financeiras do seu negócio:
- Gastos
- Preço de venda
- Escala (ponto de equilíbrio e margem de contribuição)
- Retorno do investimento
Esses quatro itens terão impacto direto no volume de vendas que
pretende atingir e também no volume de gastos e o preço que irá cobrar. Tudo
isso, por fim, impacta diretamente na lucratividade da empresa e na
rentabilidade do seu investimento.
Tenha um plano de marketing
Seu produto ou serviço pode ser inovador, único e essencial para o
mercado, porém, se não vender e lucrar, poderá ser considerado um fracasso. Por
isso, um plano de divulgação e ações para atingir o perfil do seu cliente ideal
é fundamental. Essa estratégia pode ser apoiada no que o mercado define como o mix
de marketing, onde são considerados quatro “Ps” – preço, praça, produto e promoção.
Então, saiba os diferenciais do seu produto ou serviço, quanto pode cobrar por
ele, o que irá fazer para atrair seu público e onde ele irá consumir o que você
está oferecendo.
Seja tecnológico
Não deixe de lado o potencial que a tecnologia pode oferecer –
tanto o mundo do marketing digital quanto os sistemas de ponta para a gestão
dos negócios, desde a automação de processos à facilidade na obtenção de
indicadores de desempenho das empresas.
A tecnologia é a melhor aliada dos empreendedores. Se apoie nela
para divulgar e gerenciar sua empresa, ter mais eficiência em suas operações e
produtividade de seus funcionários. Um sistema de gestão pode tornar seus
processos mais ágeis e lhe trazer dados e indicadores importantes sobre a saúde
de sua empresa, apoiando a tomada de decisão estratégica.