1. Cadastre
a composição dos pratos
Para ter uma reposição
de estoque organizada, conheça o fluxo de ingredientes do seu estabelecimento,
não somente os produtos cadastrados individualmente no estoque, mas também a
quantidade de insumos. No momento da montagem do cardápio, indique também a
quantidade de ingredientes para cada prato. A partir disso, você terá o
controle de quais são os produtos mais utilizados, como são as saídas e o
volume de vendas semanal. Outro fator importante para o cadastramento correto é
saber diferenciar quais são os alimentos perecíveis, que precisam estar mais
frescos para o uso, ou seja, que são prioridade, e quais podem ser armazenados
por mais tempo. Para otimizar esse controle é interessante também organizar os
itens por categoria e subcategorias, isso ajuda a refinar o armazenamento e a
ter uma descrição mais detalhada dos produtos no seu estoque.
2. Defina
o estoque mínimo
Leve em consideração as
mudanças ao redor do seu estabelecimento para calcular seu público, assim como
as variações de demanda durante feriados e datas comemorativas. Com esses dados
fica mais claro qual será a quantidade que você precisará de cada produto
durante períodos diferenciados. Para isso, investir em um software de gestão
pode ajudar a agilizar todas essas etapas. Esse tipo de sistema sincroniza
todas as informações da sua empresa disponibilizando dados como quais produtos
acabam mais rápido, sazonalidade dos pedidos e pode-se inserir até mesmo a data
de validade de produtos tornando mais prático o controle de uso desses
ingredientes. Sem um estoque mínimo, o funcionamento do seu estabelecimento
fica comprometido e não consegue oferecer um serviço de qualidade.
3. Defina
o estoque máximo
Não é preciso somente controlar
o que sai e entra do seu estoque, mas também a quantidade necessária para que o
seu estabelecimento possa atender às demandas. Por isso, observe a rotina do
seu bar ou restaurante, normalmente será mais fácil de notar que de fim de semana
o movimento é maior do que de semana. Ainda assim, atente-se às variações para
saber o que precisará comprar para atender a demanda de cada dia, ou seja, a
quantidade máxima calculando também possíveis imprevistos. É de
responsabilidade do gestor antecipar as variações, evitando assim a falta de
ingredientes ou excedentes. O desperdício de alimentos é um dos principais
problemas que leva restaurantes e bares à falência, levando em consideração que
no Brasil, 15% do desperdício de alimentos ocorre em restaurantes (Fonte: WRI).
4. Defina prazos de controle
A periodicidade da
reposição de estoque dependerá de diversos fatores, por isso normalmente é
feita ao longo do ano respeitando os períodos de maior demanda. Após algum
tempo de observação e análise, ficará mais claro quais produtos requerem mais
atenção para serem substituídos e quais precisam de mais cuidado com o
armazenamento. A partir disso, o gestor conseguirá estipular datas para
verificação do estoque de acordo com a rotatividade de cada produto. O
histórico de contagens possibilita traçar um perfil de comportamento de cada
produto dentro do estoque, o que é de grande importância pois controle de
estoque está interligado a tudo, desde o início na preparação do cardápio até a
determinação de quantos clientes o estabelecimento consegue atender.
5. Faça acompanhamento diariamente
A chave para uma boa
gestão de estoque é o acompanhamento diário. Nesse momento, o software para
gestão de estoque pode ajudar novamente, sempre aliado à supervisão feita pelo
gestor. O sistema emite relatórios de movimentação de estoque com diferentes
informações sobre seus produtos, atualizadas simultaneamente, incluindo o preço
dos produtos, o que pode ajudar você a controlar seus gastos. É possível também
programar avisos sobre quando é necessário realizar novas compras ou a venda de
produtos excedentes. Como influência direta, controlar seu estoque regularmente
pode aumentar seus lucros em até 20% ao ano, segundo empresas do ramo de
alimentação. Sendo assim, a supervisão e organização do seu estoque pode
melhorar significativamente os seus resultados, evitando prejuízos e ajudando
no crescimento do seu negócio.