Blog Solução

5 DICAS DE GESTÃO FINANCEIRA

5 DICAS DE GESTÃO FINANCEIRA

Está com dificuldades na hora de cuidar da gestão financeira da sua empresa? Confira então 5 dicas que podem ajudar você.

#1 – DEFINA METAS

Elaborar um planejamento claro e bem estruturado é o primeiro passo para você definir melhor as suas metas. Analise as necessidades de cada setor da sua empresa, estabeleça exatamente o que precisa ser feito e levante uma previsão de gastos. Dessa forma, além de manter a empresa no seu controle, você também motiva seus funcionários a realizarem o trabalho de forma ágil e eficaz, pois eles saberão exatamente qual é o propósito e o objetivo de cada meta estipulada.
 

#2 – CONTROLE SEU CAPITAL DE GIRO

A organização e o futuro da sua empresa dependem do cuidado com o capital de giro. Periodicidade e equilíbrio são características para manter a atenção e garantir que não faltem os recursos necessários para realizar a manutenção das atividades da empresa. Não ter um sistema efetivo de cobrança, contas a pagar ou estender prazos para pagamentos pode deixar a sua empresa sem recursos e colocar em risco os seus negócios. Realizar o acompanhamento de todos os processos financeiros e transações melhora significativamente a gestão financeira e garante equilíbrio e crescimento.

#3 – SEPARE SUAS CONTAS PESSOAIS DAS DA EMPRESA
 
Talvez esse seja o ponto de maior desafio para os pequenos empreendedores. Pois, já que tenho uma empresa, ela tem que pagar as minhas contas, certo? Em partes! Frequentemente, o empreendedor acredita que pode conciliar as atividades financeiras da sua empresa e dos seus gastos pessoais e acaba perdendo o controle colocando em risco não só a saúde financeira da empresa, mas a pessoal também. O mais recomendado é que as contas sejam separadas e o pró-labore seja definido. Assim, você tem o controle desses processos de forma organizada, pode definir objetivos para maximizar seus resultados e tornar mais eficiente o gerenciamento das atividades financeiras.
 
#4 – EVITE GASTOS DESNECESSÁRIOS

Em momentos de bons lucros e sem crise, o empreendedor pode acabar tomando decisões imprudentes, investir em recursos desnecessários ou até mesmo fazer retiradas pessoais exorbitantes. Além da organização financeira é necessário que exista uma continuidade dessa manutenção. Dessa forma, nos momentos de estagnação, sua empresa não será pega desprevenida. O mercado é constituído de idas e vindas então é necessário cautela e atenção.

#5 – UTILIZE UM SOFTWARE DE GESTÃO

Como garantir que todas as outras dicas sejam seguidas de forma eficiente e organizada? Utilizando um software de gestão! Dessa forma você tem o controle total de todas as operações financeiras da sua empresa. A partir da utilização de um sistema ERP que auxilie na integração das ações de todos os setores, o desempenho melhora, o gerenciamento das informações se torna automatizado e você sempre tem a visão geral atualizada da situação da sua empresa.

A Solução Informática oferece softwares ERP que atendem as demandas da sua empresa, garantindo segurança na gestão, mais agilidade nos processos de venda e ainda oferece suporte especializado em todas as etapas.

Comentar: